Vamos falar de projeção? | Por Mayara Brandão

Vamos falar de projeção? | Por Mayara Brandão

Você sabe o que é projeção? E se você descobrisse que as pessoas a nossa volta são como espelhos, refletindo aquilo que negamos enxergar em nós mesmos? Criticaríamos menos ao descobrir que, quando criticamos o outro, na verdade estamos falando mais a nosso respeito? Com certeza a resposta seria sim!

Projeção é um termo utilizado na Psicologia, que mesmo sem conhecermos sua definição, usufruímos dele todos os dias de forma involuntária. Quando fazemos isso? Quando atribuímos ao outro o que é nosso. Principalmente, defeitos, pensamentos ou emoções inaceitáveis para nós ou para a sociedade. Mas tudo isso acontece de forma inconsciente, não paramos para pensar que estamos projetando ou quando iremos projetar, é automático.

Para entendermos melhor o que é a projeção, basta olharmos exemplos simples do nosso cotidiano, desde a época da escola. Quem nunca no primeiro dia de aula do colegial, viu uma menina entrar na sala e em pouco tempo de contato, já criticar seu jeito de falar, de se comportar ou vestir? Ok! foi um exemplo bem raso, mas tenho certeza que muitas de nós já fizemos isso. Mas por que será que essa menina nos incomodou tanto? Eu tenho a resposta! Aquilo que para nós é inaceitável, que tentamos esconder e reprimir, reflete no outro como num espelho e assim conseguimos enxergar e nomear. Mas não admitimos e muito menos percebemos que essa crítica fala mais sobre nós, do que de fato do outro.

E por que a projeção acontece? A projeção é uma estratégia que usamos sem perceber, para nos proteger daquilo que não queremos lidar. Pois quando projetamos algo negativo no outro, nos livramos da culpa e nos preservamos da rejeição e do confronto para a mudança. Mas prestem atenção, já mencionei que fazemos tudo isso de maneira inconsciente, ou seja, não sabemos que estamos projetando.

Minha intenção através desse texto é que você conheça sobre projeção e que ao invés de usá-la de forma negativa, criticando, atribuindo defeitos às pessoas, use-a como ferramenta de autoconhecimento. Pois através das pessoas e daquilo que projetamos nelas, podemos elaborar (trabalhar/melhorar) aspectos em nós.

Mas como saber quando estou projetando? É simples, mas precisa de treino! Uma frase que faz muito sentido para isso é: Se te incomodou, leva pra casa que é seu! O que isso significa? Significa que, quando alguém faz ou fala algo que te toca, que mobiliza algum tipo de sentimento em você, principalmente raiva, você está projetando. Claro, nem tudo que nos causa raiva é projeção. Por isso vem o exercício! É nesse momento de incomodo que devemos parar e analisar o porque do comportamento dessa pessoa nos incomodar tanto. E a partir daí, descobrir o que devemos trabalhar em nós e focar na mudança.

Não é nada fácil, mas sei que a partir de hoje, esse texto será como um alerta piscando em nossa mente e todas as vezes antes de criticar alguém, faremos o exercício de olhar para nós, buscando significados que façam sentido sobre o que estamos sentindo através do outro.

Esse é o meu desafio para vocês, autoconhecimento!

Com amor, Mayara.

Deixe uma resposta