Como manter o foco? | Por Katia Maciel

Como manter o foco? | Por Katia Maciel

Quem nunca começou a ler um livro e não terminou? Fez planos no início do ano, mas não conseguiu tirar do papel? Tem sempre a sensação de estar ocupado, mas se sente frustrado no final do dia, pois não conseguiu resolver suas pendências?

Existe algo que nos ajudará a romper este ciclo de desorganização, confusão e procrastinação em nossa vida: foco.

Para Steve Jobs, algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa na qual você está concentrado. Quando, na verdade, significa dizer não para centenas de outras boas ideias que existem. Decidir o que não fazer é tão importante quando decidir o que fazer. Ou seja você precisa escolher com cuidado e aprender a dizer não (quando necessário) para as coisas que te tiram do seu foco.

Desta forma, veja abaixo alguns pontos que devemos seguir:

O que eu quero fazer? Qual meu objetivo?

Por que quero alcançar este objetivo? Qual a minha real motivação?

Olhe para o resultado positivo que terá com essa conquista. Por exemplo, quais são os resultados positivos que terá ao fazer aquela viagem tão sonhada ou passar naquela prova difícil, receber uma promoção no trabalho ou iniciando em um novo, perder aqueles quilos que tem te incomodado e ter uma vida mais saudável ou pagando suas dívidas? Consegue se visualizar vivendo desta forma? Quais consequências positivas você vê? Quando sabemos os benefícios que teremos, não perdemos o foco com facilidade.

Crie um planejamento com ações diárias para realizar seus sonhos/planos e estabeleça prazos para cada ação.

Quero dar um exemplo pessoal. Recentemente, tracei um objetivo de fazer um intercâmbio. Comecei a me organizar em julho de 2017 tirando o passaporte, o visto, enviando os formulários para aprovação na escola que queria estudar, coloquei meu carro à venda, fiz exames de saúde para estar tudo em ordem antes de ir e resolvi as pendências extras no Brasil.

Foram meses de empenho, resolvendo cada coisa de uma vez. Fiquei cansada, pois tive problemas no meio do caminho. A venda do carro, por exemplo, não foi fácil. Tive contratempos com o funileiro, precisava deixá-lo sempre limpo e bonito para mostrar para as pessoas que tinham interesse em comprá-lo, tive que insistir até encontrar um comprador… Mas, ufa, graças a Deus deu certo! Foi maravilhosa a sensação de alívio quando risquei essa pendência da minha lista.

O que quis mostrar com isso? Assim como não foi fácil com o carro, tive outras situações que enfrentei para conquistar o que eu buscava, mas em tudo vi Deus me instruindo a manter o foco e me abençoado grandemente.

Hoje estou aqui completando um mês no Canadá para uma temporada de 6 meses.  Meu objetivo é aprender inglês e voltar fluente para o Brasil, além de visar meu crescimento espiritual na Escola Ministerial que estou fazendo. Se eu não tivesse mantido o foco, talvez não estivesse aqui. Foi preciso ser mais objetiva e resistir as distrações que estavam ao meu redor.

E você, o que precisa fazer para manter seu foco? Tenho algumas dicas que podem te ajudar nessa missão:

  1. Motivação: Analise a real motivação de querer alcançar um objetivo. Por que quero o que quero?
  2. Distrações: O que você precisa eliminar em sua vida que tem te distraído? Muitas vezes temos alguns “vícios” prejudiciais e não percebemos. Liste para você ter ciência. Exemplo: uso exagerado de redes sociais (você pode estipular quantas vezes irá acessar por dia, apenas manhã ou noite), falta de objetivo, ter uma agenda cheia, etc.
  3. Organize sua vida: Pessoas desorganizadas desperdiçam muito tempo e perdem o foco com facilidade, estão sempre estressadas e isto pode gerar frustração.
  4. Terceirize algumas tarefas: Algumas vezes precisamos terceirizar algumas atividades pra que tenhamos mais tempo e energia pra aplicar em nossas metas.
  5. Aprenda como dizer “não” com mais frequência: Nem sempre é fácil dizer “não”, mas analise sempre sua agenda, suas prioridades e o melhor momento para dizer “sim” ou “não”.  Pense antes de se comprometer com muitas tarefas. Costumo dizer: Nós fazemos nossa agenda! Isto tornará nossa vida mais simples.
  6. Tenha equilíbrio em todas as áreas: Acredito que quando temos um objetivo, temos que focá-lo, mas é essencial manter equilíbrio em nossa vida, lembrando que somos formados em corpo (precisamos cuidar da nossa saúde, corpo e alimentação), alma (emoções, sentimentos e pensamentos) e espírito (dedicar tempo para nossa vida espiritual). Então cuide deles, caso contrário, estará em desequilíbrio!

Espero que minhas dicas te ajudem a concluir com sucesso suas metas! Nossas realizações dependem de nós.

 

 

Kátia Maciel

Coach

Deixe uma resposta