É possível vencer a depressão? | Por Katia Maciel

É possível vencer a depressão? | Por Katia Maciel

Atualmente, a depressão é considerada um dos males desse século, atingindo inúmeras pessoas no mundo.

Decepções, frustrações, perdas, estresse, rejeição, comparações injustas, esgotamento físico e emocional, ataques em nossa mente como pensamentos de culpa, condenação, entre outras coisas, são algumas causas da doença.

E por que falamos tão pouco sobre isso? Muitos julgam a depressão como algo simples, de fácil resolução. Porém, é necessário entender o que gerou a tristeza, o desânimo, o sofrimento e tentar gerenciar essas emoções e pensamentos, equilibrando todas as áreas de nossa vida (no corpo, na alma e no espírito).

Para exemplificar, darei um breve resumo do que vivi. Após uma decepção amorosa, fiquei depressiva, triste, angustiada, profundamente abalada, não conseguia processar em minha mente o ocorrido. Além de não aceitar aquele término, ainda sentia raiva, guardei rancor, culpa, questionava Deus por achar que Ele havia frustrado os meus planos.

O problema é que esta decepção gerou em mim tanta tristeza e, ao invés de superar, alimentei isso por dias, meses e anos. Resultado: tive consequências terríveis! Minha vida ficou travada, nenhuma área fluía, estava completamente presa ao passado.

Depois de muito tempo, percebi que não poderia mudar meu passado e que tinha que aprender a lidar com aquilo. Foi quando comecei a refletir qual o aprendizado que poderia tirar daquela situação e como daria a volta por cima.  E percebi que enquanto não deixava o passado para trás, não viveria o novo que Deus tinha (e tem) para mim.

Foi quando me abri e deixei Deus curar meu coração de forma profunda. Perdoei, me libertei de prisões do passado, me alinhei aos planos Dele e hoje me sinto feliz e entendo o Seu propósito para mim: testemunhar o que Ele fez em minha vida e te encorajar a sair da depressão, do sofrimento e da prisão da falta de perdão também.

Insista, persevere e CONFIE EM DEUS para sua completa restauração!

Para te ajudar, deixo abaixo 7 chaves para você ler, pensar e procurar respostas para superar os obstáculos que estão a sua volta.

  1. Qual é a causa da depressão, do sofrimento ou sua angústia?
  2. Quais sentimentos, pensamentos e comportamentos/atitudes estão controlando você?
  3. O que você pode aprender com esta situação? (pois não podemos mudar o passado)
  4. Que tal superar? Decida insistir em sua completa restauração (algumas coisas levam tempo e precisamos perseverar e confiar no Senhor).
  5. Sozinho é possível? É sempre bom ter alguém para nos auxiliar nesse processo, busque ajuda.
  6. Do que você é feito? Equilibre todas as áreas de sua vida, pois somos feitos de corpo, alma e espírito. O esgotamento físico e emocional também geram depressão.
  7. Grandes sofrimentos produzem grandes transformações? Sim! Deus tem um propósito lindo e um futuro de bênçãos e alegria para sua vida! Acredito nisso!

 

Por fim, voltamos a pergunta feita no começo desse texto… É possível vencer a depressão? Sim, é possível! E estou aqui para te ajudar nessa jornada de cura e superação. Conte comigo!

Texto para meditar:

Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.” Salmo 40- 1,3

 

 

Kátia Maciel

Coach

Deixe uma resposta