Mitos e verdades sobre o câncer de mama | Por Lari Marolla

Mitos e verdades sobre o câncer de mama | Por Lari Marolla

Ouvimos e lemos tantas coisas, mas o que realmente é mito e o que é verdade sobre o câncer de mama? Escolhemos 10 pontos para você saber:

1. Desodorante, antitranspirante ou sutiã apertado podem causar câncer de mama.
Mito – Esse é um boato que circula na Internet, mas nada tem de verdadeiro.

2. Se eu faço o autoexame todos os meses não preciso fazer mamografia.
Mito – Normalmente, se você fizer o autoexame todos os meses e visitar o seu médico anualmente, uma mamografia por ano é suficiente. Nem o autoexame, nem o exame clínico, nem a mamografia são eficientes sozinhos.

3. Amamentar protege a mama do câncer.
Verdade – Quando o bebê mama, as células mamárias ficam produzindo leite e se multiplicam menos, o que reduz o risco de contrair a doença.

4. Câncer de mama não afeta mulheres jovens.
Mito – No geral, o risco aumenta muito após os 50 anos de idade, sendo que cerca de 80% dos casos são diagnosticados nessa faixa. No entanto, mulheres jovens (<40 anos) também podem ser acometidas por câncer de mama, mas com uma incidência muito menor. Apenas 7% dos canceres de mama ocorrem abaixo dos 40 anos. As pacientes de risco elevado devem iniciar medidas de autoconhecimento das mamas (autoexame) associado a exame médico a partir dos 20 anos de idade. Deverá iniciar rastreamento imaginológico, isto é, a realização de exames de imagem para o diagnóstico precoce a partir dos 25-30 anos.

5. Mulheres com seios pequenos não têm câncer de mama.
Mito – A chance de uma mulher desenvolver câncer de mama não está relacionada ao tamanho dos seios. Verdadeiros fatores de risco são a obesidade, a hereditariedade e o cultivo de maus hábitos, como fumar.

6. Próteses de silicone favorecem o desenvolvimento do câncer de mama.
Mito – Próteses de silicone não aumentam o risco. Antes de fazer o implante, entretanto, recomenda-se realizar uma consulta com um mastologista para ter certeza de que não há qualquer nódulo nas mamas.

7. Estou com diagnóstico de câncer de mama, não posso amamentar meu bebê.
Verdade – Embora as células cancerosas não possam passar para o bebê através do leite materno, os médicos aconselham às mulheres que iniciam o tratamento com radioterapia ou com quimioterapia, que parem de amamentar até que os elementos radioativos ou medicamentos sejam completamente eliminados do organismo da mãe.

8. Anticoncepcionais que interrompem a menstruação são eficazes na prevenção do câncer de mama.
Mais ou menos – Esse tipo de anticoncepcional tem sido altamente positivo no combate ao câncer de colo de útero. Contudo, em casos de câncer de mama, ainda não foi feito um estudo definitivo sobre a eficácia.

9. Praticar uma atividade física ajuda na prevenção.
Verdade – Cerca de 30 minutos diários de caminhada são suficientes. E a atividade traz benefícios extras: mantém os ossos fortes e a cabeça tranquila.

10. O câncer tem cura.
Verdade – Embora a medicina mencione que o tratamento deve ser individualizado e que cada paciente responde de maneira particular às terapias, o câncer é curável, desde que diagnosticado precocemente e acompanhado corretamente.

Lembrou de mais algum mito ou verdade que não foi colocado aqui? Escreva nos comentários pra gente saber também!
Se toque, se cuide, se previna!

#thinkpink #outubrorosa

Fontes
Instituto Oncoguia e site MdeMulher

Deixe uma resposta