Papo de segunda – Especial Think Pink

Papo de segunda – Especial Think Pink

Para fechar com chave de ouro nosso especial de outubro rosa, fomos atrás de um cardápio balanceado e feito sob medida pra você! Conversarmos com o Ygor Nascimento, estudante de Gastronomia pela Centro Universitário Senac, em São Paulo, sobre alimentos que são sempre uma boa pedida para as mulheres.

Sim, elas precisam de uma dieta diferenciada da dos homens, pois possuem necessidades nutricionais diferentes. A alimentação precisa visar não somente alimentar mas também nutrir e prevenir doenças. No caso das mulheres, há algumas doenças comuns que requerem atenção e podem ser prevenidas com uma refeição balanceada, como a anemia e a osteoporose.

1. Anemia
Por causa da menstruação, as mulheres têm uma boa e às vezes excessiva perda de sangue, que gera uma perda considerável de nutrientes, que se não for compensada com uma alimentação correta e rica em ferro (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro) pode trazer uma série de problemas como fraqueza, dor de cabeça, tontura, palidez, irritabilidade, indisposição, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas. Alimentos que ajudam a prevenir anemia são carne vermelha, feijão e vegetais folhosos verdes escuros. Recomenda-se para melhor absorção do ferro o consumo de sucos cítricos ou frutas cítricas, os alimentos ricos em cálcio como leite, iogurte ou queijo, não devem ser consumidos com os alimentos ricos em ferro, pois o cálcio dificulta a absorção de ferro pelo organismo.

2. Osteoporose
Estima-se que a proporção da osteoporose para homens e mulheres seja de seis mulheres para um homem a partir dos 50 anos. A osteoporose é uma condição que deixa os ossos frágeis e porosos e isso acontece principalmente com as mulheres, pois no período da menopausa o hormônio estrogênio, responsável por manter e fixar o cálcio nos ossos, diminui. A consequência é uma perda e enfraquecimento da massa óssea. A ingestão de cálcio é muito importante para a renovação óssea, o ideal é 1000 miligramas por dia – o equivalente a quatro porções lácteas. Outros alimentos que possuem alto teor de cálcio são brócolis e folhas verde-escuras, porém o nutriente é mais abundante em leite e derivados.

Ao invés de dietas da moda e super restritivas, o ideal é dar preferência para uma alimentação mais natural possível e equilibrada, evitando produtos ultraprocessados e dietas restritivas que, além de causar carência nutricional, podem gerar distúrbios alimentares. Precisamos evitar alimentos que são muito calóricos e pouco ou nada nutritivos.

E agora, a parte mais legal dessa matéria! Quer aprender a fazer um cardápio completo com entrada, prato principal e sobremesa que são ricos em nutrientes e deliciosos? O Ygor caprichou nas receitas e o resultado está no vídeo a seguir!

 

 

E ai, gostou? Comente aqui se conseguiu fazer todo o passo e passo e se quiser mais matérias como essa, queremos saber também!

 

RECEITA THINK PINK

Entrada

MIX DE FOLHAS
Rendimento 6 porções

Ingredientes
1/4 rúcula
1/4 agrião
1/4 alface mimosa
1/4 alface roxa
1 cenoura
1 beterraba
2 rabanetes
1 avocado
1/2 cebola roxa
1 cx tomate cereja
1 limão
Uvas sem semente a gosto

Modo de preparo
1. Rale a cenoura e a beterraba e reserve.
2. Corte a cebola, o avocado, o limão, o rabanete, o tomate cereja e as uvas e reserve.
3. Misture todos os ingredientes ou faça um empratamento de acordo com sua criatividade.
4. Tempere com sal, azeite e o limão.

 

Prato principal

ISCAS DE CARNE COM PURÊ DE BANANA DA TERRA E ABÓBORA ASSADA
Rendimento 6 porções

Ingredientes
800gr de carne (filé mignon, alcatra, patinho ou outra de sua preferência)
4 bananas da terra maduras
1/2 abóbora
1 cebola
4 dentes de alho
Azeite, manteiga, sal, pimenta do reino, tomilho, alecrim, orégano e outras ervas de sua preferência a gosto

Modo de preparo
1. Cozinhe a banana da terra por 20min ou até que fique macia, passe pelo liquidificador ou processador.
2. Refogue a cebola na manteiga, adicione o purê e incorpore, acerte o sal e pimenta.
3. Corte a abóbora em meia lua, tempere com sal, pimenta, dentes de alho amassados e as ervas, leve ao forno aquecido a 200°c por 20min ou até que fique macio, vire na metade do tempo.
4. Tempere a carne com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira com azeite e frite a carne por aproximadamente cinco minutos, coloque a cebola laminada e refogue por mais um minuto.

 

Sobremesa

MOUSSE DE CREAM CHESSE COM FRUTAS VERMELHAS
Rendimento 12 porções

Ingredientes
250gr cream chesse
200gr creme de leite
200gr açúcar (confeiteiro ou impalpável)
200gr chantilly
600gr de frutas vermelhas
1xic de açúcar
2 limões

Modo de preparo
1. Cozinhe as frutas vermelhas junto com o açúcar e o suco de 1 limão por 15min ou até reduzir formando uma geléia.
2. Bata o chantilly e reserve.
3. Misture o cream chesse, creme de leite, açúcar confeiteiro e suco de 1 limão, bata tudo até que fique homogêneo depois adicione o chantilly, porcione e leve para gelar por 2 horas.
4. Finalize com a geléia de frutas vermelhas e sirva.

 

Bom apetite!

Deixe uma resposta