Seja você a profissional que gostaria de se espelhar! | Por Susane Gama

Seja você a profissional que gostaria de se espelhar! | Por Susane Gama

Talvez você, assim como eu, atue em uma área profissional em que não há muitas líderes mulheres que possa se espelhar. No mercado de trabalho em geral, temos poucas referências femininas em altos cargos. Na lista da Fortune 500, menos de 5% das empresas possuem CEOS mulheres (24 de 500, fonte: http://fortune.com/2018/05/21/women-fortune-500-2018/). A realidade estatística é triste, mas somos nós que escolhemos todos os dias como lidar com ela.

Por isso, quero te dar 5 dicas de como ser uma profissional relevante que levanta e inspira outras mulheres:

1. Assuma o protagonismo da sua carreira: acredite no seu potencial e dê o seu melhor. Não deixe as circunstâncias ditarem o caminhar da sua carreira, mas arregace as mangas, trabalhe e escolha viver uma carreira de alta performance, onde seu foco é superar seus próprios limites. Acredite, o resultado virá naturalmente.

2. Não tenha medo de se expor: esteja você em qualquer lugar da cadeia hierárquica, fale sobre o que você sabe, seus desafios e suas superações. Quando falamos nos ouvimos, e isso reafirma aquilo que sabemos em nosso cérebro. Resultados: autoconfiança e inspiração para quem está perto. Além disso, a melhor maneira de aprender, é quando ensinamos alguém. Não seja uma mulher competitiva com outras mulheres, há espaço para todas. Fale, ensine e levante quem está a sua volta.

3. Se atualize sempre: não se conforme com o que já sabe. Busque mais conhecimento em cursos, livros, ou até mesmo mentoria com mulheres e homens referência no assunto.

4. Viva uma vida de princípios: seus valores e princípios devem ser incorruptíveis e imutáveis. Ou seja, quem você é e o que você acredita não mudam mediante à circunstâncias e oportunidades. Um bom caráter é muito mais atraente do que apenas um bom currículo.

5. Seja gentil: com você mesma, principalmente. Se ame e se respeite. Não há nada mais inspirador do que olhar no espelho e sentir orgulho de quem está se tornando.

O sucesso profissional não é uma receita de bolo, mas creio que essas dicas nos farão ir além do ponto de partida e inspirar outras a buscarem sua melhor versão.

Com amor, Susane.

Deixe uma resposta